Google+ Experimento: Animais irracionais.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Animais irracionais.

     A indignação pelas irracionalidades danosas cometidas pelo ser humano apesar de o mesmo ser dotado de razão é algo muito repetido em discussões e críticas sobre o bicho homem. A maiorias das pessoas não conseguem explicar tal absurdo. Mas é simples explicar: a humanidade é sobretudo irracional. A razão é um recurso secundário da espécie humana, antes de tudo somos simples animais.
     Principalmente, são as circunstâncias e/ou os instintos que limitam de opções de ação que alguém pode ter em cada situação da vida. Qualquer ser humano é capaz de cometer assassinato, por exemplo, basta que as circunstâncias pressionem certos instintos agressivos ou de sobrevivência (numa situação assim, o indivíduo poderia preferir morrer também, mas suas opções de ação foram limitadas pelas circunstâncias, de qualquer forma). Bem, todos os dias provavelmente você tem mais que duas opções de ação (morrer ou matar), ainda assim, sua razão é secundária na maioria das suas decisões: você não gasta horas formulando planos de como agir a cada movimento que dá durante o dia, a maior parte dos seus passos são automáticos.
     O ser humano apenas acha que é principalmente racional e por isso se acha superior à toda imensidão de formas de vida que existem. E isso é claramente uma ilusão egoísta e irracional, que só nós, ditos seres humanos, temos. E vivemos nos decepcionando por isso. Nossa capacidade de raciocinar não serve nem para percebermos que não somos tão racionais quanto acreditamos ser.
     Como eu disse antes, a razão é apenas um recurso; um recurso que precisa ser exercitado e que só é praticado com mais facilidade quando já temos nossas necessidades corporais básicas saciadas.
"Quando a aflição aperta, quando o corpo se nos desmanda de dor e angústia, então é que se vê o animalzinho que somos."   Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago.
 
      Abaixo vão dois vídeos sobre o tema: um documentário sobre as decisões automáticas do cérebro humano e o vlog do Clarion, sobre a irracionalidade humana:




Espero que tirem bom proveito. ;)

Um comentário:

  1. ultimamente penso mais neste assunto do que em outro tempo qualquer. e para provar q n somos tao racionais como dizemos q somos, basta uma personagem como eu. histórias, q se calhar n estas nem ai para saber.. mas ias-te rir. obrigada por esta "wakeup call"...mts precisam dela :P

    ResponderExcluir